Com a finalidade de proporcionar a seus alunos novas habilidades e maior convívio social, o Liceu Pasteur oferece atividades complementares facultativas fora do horário regular das aulas.

Aprendendo com os Robôs

Proporciona atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, o planejamento, a pesquisa, a tomada de decisões e a definição de ações, e promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. A Robótica envolve um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução. Favorece a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de diversas áreas.

O Liceu possui instalações preparadas especificamente para o ensino da Robótica e dispõe de um acervo de milhares de peças, todo voltado para a montagem de robôs. Conforme os alunos avançam, eles passam dos conceitos mais simples de montagem e movimento para os mais avançados, com a utilização de programação via computador e sensores. No lugar da simples montagem de projetos prontos, é priorizado o desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos.

SAIBA MAIS

Robótica é uma área multidisciplinar altamente ativa que busca o desenvolvimento e a integração de técnicas e algoritmos para a criação de robôs.

Envolvendo diferentes áreas do conhecimento como Física, Matemática, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Inteligência Artificial, a Robótica Educativa promove a aprendizagem por meio de montagem de mecanismos que apresentam alguma atividade física.

Os modelos são montados com motores, sensores, peças e, nos casos mais sofisticados, podem ser controlados por computador com softwares que determinam o comportamento desejado.