Com a finalidade de proporcionar a seus alunos novas habilidades e maior convívio social, o Liceu Pasteur oferece atividades complementares facultativas fora do horário regular das aulas.

Atividades / Tênis

Quadras exclusivas para a prática do Tênis

Antes das conquistas de Gustavo Kuerten (o Guga) em Paris, pouco se falava em Tênis no Brasil, mas o Liceu já ensinava aos seus alunos como acertar a bolinha em suas primeiras raquetadas. Hoje, esse esporte conta com grande interesse no País, e o Liceu continua dando sua contribuição para o seu desenvolvimento. Afinal, quem sabe se daqui não sairá o próximo Guga?

O Tênis é uma atividade capaz de proporcionar condicionamento físico e melhora da capacidade cardiorrespiratória, fortalece os músculos, desenvolve a concentração e estimula o convívio social. O esporte é oferecido aos alunos em curso extracurricular por professor especializado, com a aprendizagem sendo feita nas duas quadras do colégio.

SAIBA MAIS

A maioria dos historiadores acredita que o Tênis surgiu na França durante o séc. XII ou XIII. Os franceses o chamavam de Jeu de Paume, que significa jogo da palma. Os jogadores arremessavam e rebatiam a bola com a palma da mão sobre uma rede.

O major inglês Walter Wingfield é considerado o pai do Tênis moderno. Em 1873, criou uma versão do jogo que se assemelha muito ao esporte moderno. Em 1874, Wingfield patenteou o equipamento e as regras de Tênis para ser jogado em quadras de grama. Wingfield denominou o novo jogo de Sphairistike, palavra grega que quer dizer jogo de bola, mas esse nome foi logo substituído por Lawn Tennis, ou simplesmente Tênis.

Em pouco tempo o Tênis substituiu o Criquet (ou Croquet) como o mais popular esporte inglês de recinto aberto. Em 1877, o All England Croquet Club mudou seu nome para All England Croquet and Lawn Tennis Club e patrocinou o primeiro grande torneio de tênis nas suas instalações de Wimbledon, um surbúbio de Londres, que, com o tempo, acabou se transformando em um verdadeiro campeonato mundial do esporte.