Reportagens - 06/12/2019

Encontro Ex-Alunos 2019

Liceu Pasteur contou com encontro histórico em 2019

O ano de 2019 para o Liceu Pasteur foi especial. Além do projeto de integração das duas unidades, os eventos tradicionais, como Festa Junina, Mostra Cultural, Feira de Ciências e Encontro de Gerações e Profissões, continuaram a acontecer, e o pátio do colégio reservou, neste ano, um momento único. Ex-alunos, de turmas de diferentes décadas passadas, organizaram um grande evento e recordaram os anos dourados do Liceu Pasteur.

Neste 2º semestre, mais de 200 ex-alunos e professores do Liceu Pasteur se reuniram para um encontro histórico. Um dos “culpados” é Ronaldo Fazzio, conhecido carinhosamente como Passarinho. Ele, acostumado a organizar encontros de sua turma de formandos de 1959, faria, em 2019, o encontro de 60 anos de formatura. Ao contatar colegas da época, chegou ao nome de Odila Rocha da Costa, da turma de 1979, e os dois juntos começaram a tecer um encontro um pouco maior.

Contatos vão, contatos vêm, Ronaldo e Odila localizaram vários colegas de turmas passadas. Não só de 1959 e de 1979. O movimento gerou um montante de 300 ex-alunos dos mais diversos anos. Resumo da história: eles fizeram um encontro que reuniu mais de 200 ex-alunos, professores e ex-professores. “Já era tradicional para minha turma de 1959 realizar encontros. Fizemos de 35 anos, 40 anos, 45 anos e assim por diante. Ao falar com a Odila, o evento ganhou outra proporção. O que foi ótimo. Todos puderam reviver momentos únicos do Liceu Pasteur”, revela Passarinho.

Odila conta que ao começar os contatos, mais de 300 ex-alunos se mostraram interessados. “Foi uma coisa louca. Começamos a levantar contatos das turmas e conseguimos resgatar muitos colegas. Foi realmente um momento único para todos nós”, recorda.

Lembranças e Homenagens – O encontro dos ex-alunos do Liceu Pasteur virou um momento de grandes lembranças e uma oportunidade para importantes homenagens.

Lembranças que fizeram com que os professores de época passadas e ex-alunos resgatassem acontecimento até mesmo acontecidos dentro de sala de aula. “Tivemos um depoimento da nossa professora de História, Dona Alzira, emocionante, no qual ela disse que, apesar de nos ter passado conhecimentos, ela aprendeu muito conosco também. E que, depois de tanto tempo, ela reconhece que toda a formação dela foi resultado do relacionamento com os alunos do Liceu Pasteur”, acrescenta Odila.
  Outra ex-aluna que contribuiu para o evento foi Laíde Ceragioli, formanda da turma de 1968. Ela conta que convidou sua irmã para que fotografasse o evento. “Minha irmã, que não é ex-aluna do Liceu Pasteur, contou-me que ficou totalmente comovida pela emoção marcada por esse dia. Foi extremamente gratificante poder estar presente neste evento e poder prestar as homenagens aos nossos ex-professores”, reforça.

As homenagens citadas por Laíde foram feitas aos professores do Liceu Pasteur, Zelinda, Alzira, Olga, Ieda, Jairo e Dona Cidinha. Houve ainda um momento marcante, que fez todos os ex-alunos voltarem no tempo: o canto do Hino Brasileiro e, especialmente, da Marselhesa, que trouxe a lembrança de que, quando alunos, entoavam semanalmente a plenos pulmões. Foi quando o querido amigo Passarinho puxou, à capela, a Marselhesa e emocionou a todos.

Por fim, o que se viu no dia 22 de setembro deste ano, foi um resgate histórico. “Conseguimos rever amigos que não víamos há 40 anos”, conta Odila, que, assim como Passarinho, acredita que esses encontros voltarão a acontecer. “Afinal, quem estudou no Liceu Pasteur tem uma marca única que jamais será apagada e que faz a diferença para o resto da vida”, conclui Passarinho.

Veja fotos e vídeos do encontro em nosso site e no facebook.